desabafos

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

vale a pena pensar nisto


A vida é uma encruzilhada de aventuras... da qual apenas temos uma unica certeza, nao saimos dela vivos (ja dizia bob marley).
Quando nascemos somos umas criaturazinhas pequeninas que choram, comem e dormem... pouco nos é exigido, quanto muito nossos pais podem-nos pedir assim por favor para nao choramos tanto para eles terem um pouquinho de descanso... vamos crescendo, os anos vao passando... e de repente parece que saltamos para outra era e encaminhamo-nos para o primeiro dia na escola primaria, la vao os nossos pais todos babados comprar os primeiros materiais escolares, exigimos que sejam de bonequinhos, queremos roupa nova, pedimos coisas futeis, pequenas e insignificantes mas que naquela tao tenra idade era o que nos satisfazia.
O tempo continua a passar, nunca chega a parar por muito grandes que sejam os nossos pedidos, começamos a perceber as dificuldades da escola, mas ainda nao sabemos as da vida... os nossos pais e as suas atitudes mudaram para connosco, tornam-se mais exigentes, por vezes temos os avós, padrinhos ou tios que nos estragam com mimos, passamos a ver os nossos pais como "os maus que so sabem chamar á atençao!"...
Sem nos apercebermos chegamos á adolescencia, mudámos de escola, exigem-nos ainda mais e melhor, surge o primeiro namorado, o primeiro desgosto de amor, compreendemos que nem todas as amizades sao verdadeiras... começamos a perceber que ate ali tinhamos vivido um conto de fadas e quando chegavamos a pedir para crescer e deixarem-nos tomar decisoes tavamos a ser inconscientes queremos regressar ao passado, voltar a ser a menina que ia para a escola de mao dada com a mae...
Podem surgir as primeiras negativas, as coisas começam a nao correr bem com tal rapaz e a turma deixou de ser unida... ficamos sem saber a quem recorrer para falar do que nos está a incomodar... passamos a ficar acordadas durante a noite, a nao querer ir para a escola e ja nao ter o mesmo sabor estar com este ou aquele amigo porque nos magoou. Julgamo-nos sozinhos... Até que a nossa mae nos fecha no quarto, se senta na nossa cama e nos dá o seu colo para desabafar, para lhe contar tudo o que se estava a passar. Afinal tinha alguem que percorreu os meus passos e me seguiu na caminhada, deixando-se ficar para tras para eu crescer sozinha mas mal cai-se ela correu ate nós e nos deu o seu mimo e o seu colo de mãe!
Mais tarde, encontramos o rapaz perfeito, o rapaz dos nossos sonhos, aquele... o ideal... com quem sempre desejamos casar, cria-se uma relaçao, começamos a namorar... passam anos e apos zangas continuamos juntos, compreendemos que somos perfeitos um para o outro, surge o anel de noivado... pede a nossa mao aos nossos pais...eles sorriem, nao podem lutar contra a felicidade da filha e acabam por consentir.
Os pais começam a compreender que muito tempo passou desde que pegavam na sua "menina" ao colo, muita coisa mudou... podem ou nao dar-se por satisfeitos dependendo do trabalho que desempenharam.
Chega o dia do casamento e temos o pai a entregar-nos a outro homem, acho que é o passo mais complicado mas tambem mais feliz para um pai o fazer... vemos o sorriso que ele tem no rosto e sorrimos tambem com isso, mais uma vez eles nos dao provas de que permanecem ao nosso lado. O tempo continua a passar, e surge o primeiro neto, o segundo, quem sabe o terceiro... e ai? Os papeis invertem-se, começamos a compreender que agora os pais somos nós e tudo aquilo que fizeram connosco nós iremos fazer e ensinar aos nossos filhos... tudo volta a recomeçar mas nunca nada volta atras, portanto vive, pensa, age, reflecte, assume os teus erros, mas acima de tudo vive com alegria, porque viver? So vives uma vez.


vale a pena pensar nisto...
um dia ? a mae serei eu... e espero fazer um tao ou melhor trabalho que os meus pais, porque hoje eu sei ultrapassar os meus medos, sei avançar as minhas barreiras mas acima de tudo consigo sorrir com as minhas decisoes e a unica certeza que posso ter é que um dia vou morrer, mas que quando cair poderei sempre contar com os meus pais estejam eles onde estiverem.


:)

1 comentário:

  1. um bom texto
    a vida na sua realidade e a sua compreensão e a visão de que nem sempre o que vemos como mal é fundamentado, mais tarde quando somos chamados pela idade ás decisões difíceis temos a compreensão do quanto fomos injustos no passado.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Porque todos temos direito á liberdade de expressão, exprime-te agora e comenta o que achares conveniente. As criticas nao me desanimam, incentivam, tal como os elogios. Obrigada pela tua visita :)